![]() |
Dra. Fernanda Ontiveros |
Saneamento básico compreende um conjunto de serviços, instalações e infraestruturas relacionadas ao abastecimento de água potável, manejo de resíduos sólidos, drenagem, limpeza urbana, manejo das águas das chuvas , tratamento do esgoto e etc.
O tratamento do esgoto, é um direito de todo e qualquer brasileiro, previsto pela lei do saneamento básico, mas que na prática, infelizmente não é cumprida , na maioria das cidades. O tratamento correto do esgoto tem um impacto direto na saúde pública, na economia e em toda a sociedade.
Podemos evitar muitas doenças, com o tratamento correto do esgoto sanitário, visto que reduz drasticamente a quantidade dos organismos que provocam doenças transmitidas através da água. Tais como: cólera, hepatite, a amebíase, giardíase, leptospirose e outras.
Na economia , quanto mais a água do esgoto é tratada, menor será o seu custo para se tornar potável para o consumo humano. Tornando mais acessível o seu uso comercial e industrial.
Por fim ninguém gosta de viver em uma cidade suja, com mau cheiro, com risco de contágio de doenças e proliferação de ratos e baratas. Todos devemos fazer a nossa parte e cobrar das autoridades que cumpram seu papel de desenvolver projetos que permitam o tratamento adequado da água e esgoto, garantindo a prevenção de doenças e promovendo o desenvolvimento real de toda a nossa sociedade.