Páginas

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

A importância do Papanicolau, o Preventivo na Saúde da Mulher.


No artigo desta semana, quero falar sobre o quanto é fundamental a realização deste simples exame na vida de nós mulheres, pois ele nos dá o diagnóstico precoce de um possível Câncer de colo de útero e desta forma trata-lo ainda em fase inicial, aumentando e muito as chances de cura, como também ajuda na prevenção do HPV (papiloma vírus humano) uma doença sexualmente transmissível que atinge grande parte de nossas mulheres, todos os anos no Brasil.
O Papanicolau ou preventivo consiste, na coleta
de material do colo do útero, através de uma simples “raspagem” realizada pelo (a) Ginecologista ou enfermeiro (a) devidamente capacitados. Este exame deve ser realizado uma vez por ano, por todas as mulheres sexualmente ativas ou que já tiveram atividade sexual e que tenham entre 18 e 64 anos de idade.
Para se realizar o Papanicolau, é muito importante que 48 horas antes, a mulher não esteja menstruada, não esteja fazendo uso de óvulos ou cremes vaginais, não tenha relações sexuais com ou sem uso de preservativos. O resultado deve ser entregue em no máximo 14 dias, para que a paciente retorne ao seu ginecologista que fará a avaliação do exame.
É muito importante que a rede de saúde pública de atenção básica ofereça este serviço a sua população, com profissionais capacitados e treinados para realizarem estes exames diariamente em seus postos de saúde e que os agentes de saúde, realizem estes pedidos nas residências das mulheres, afim de que haja uma maior interação e conscientização de nossas mulheres, que muitas vezes na correria do seu dia-a-dia acabam por esquecer de cuidar da sua saúde.
Como Médica, tenho a certeza que Prevenção em Saúde, NÃO é gasto e SIM investimento, pois através de exames simples, de baixo custo, com campanhas de conscientização de nossas mulheres e de uma gestão séria e responsável, são o melhor remédio para uma saúde pública de qualidade.