Páginas

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Por que não temos um Mercado de Grande Porte em Nossa Cidade?


Nesta semana de natal, onde o comércio se aquece com as compras para as ceias e presentes, algo me chamou a atenção para um velho problema que vivemos em nossa cidade. E que divido com vocês neste artigo. A ausência de Supermercados em nossa cidade.

Vivemos em uma cidade que se aproxima dos 105 mil habitantes, segundo dados do IBGE 2019, com renda per capta de aproximadamente meio salário mínimo e que diariamente consome alimentos e adquire produtos de limpeza e demais utilidades domésticas.

Mas que há anos sofre com a falta de supermercados na cidade, a realidade se agrava ainda mais em Engenheiro Pedreira, onde vivem 80% da população da cidade. E que têm apenas um supermercado, em que as pessoas se amontoam e encaram filas enormes para realizar suas compras. É bem verdade, que existem dezenas de minimercados e mercearias pelos bairros e que obviamente ajudam muito e que também geram empregos e atendem parte da população e muitas vezes são o nosso plano B.

Mas justamente pela falta de incentivos e por termos ainda uma cidade “ geograficamente dividida”, não conseguimos atrair uma grande rede de supermercados que se sinta segura para se instalar aqui. O que faz com que, muitas famílias, principalmente aquelas com um poder aquisitivo menor, realizem suas compras nas cidades vizinhas de Queimados e Nova Iguaçu, em busca de menores preços e mais ofertas nos produtos, mesmo encarando o peso das sacolas nas conduções. E com isso, quantos empregos deixamos de gerar, quanto deixamos de arrecadar em impostos, e quanto de qualidade de vida deixamos de ofertar aos nossos moradores.

Continuo acreditando, cada vez mais que a parceria entre o poder público e a iniciativa privada, de forma séria e comprometida rendem excelentes frutos e geram SIM qualidade de vida para todos.

Desejo a todos um Feliz Natal e boas compras a todos, com a esperança de novos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário