Páginas

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

VOCAÇÃO ECOTURÍSTICA QUE PODERÁ GERAR DESENVOLVIMENTO REAL.

Nesta semana falaremos de um assunto, ainda muito pouco pensado e comentado em nossa cidade. Mas que nos dias atuais, com toda esta vibe de prática de esportes radicais, trilhas e a busca constante do contato com a natureza. Nos desperta, o quanto temos uma vocação natural para tal, e o quanto NÃO sabemos aproveitá-la como forma de gerar desenvolvimento econômico local.
No aniversário de Japeri em junho, tive a oportunidade de caminhar até o nosso maior cartão postal, O PICO DA CORAGEM. Simplesmente um local fascinante, com 530 m de altura até o seu topo, ideal para a prática de voo livre, cercado por trilhas, cachoeira e um belo visual.
Japeri também apresenta um sítio arqueológico muito rico, é banhada por rios, que oferecem aptidões para a prática da canoagem radical e em Pedra Lisa, um de nossos bairros, temos a Pedra onde podemos praticar o rapel. Além de trilhas radicais para o ciclismo e pequenas propriedades rurais que poderiam entrar neste circuito com seus produtos agrícolas e pecuários, hoje muito procurados por turistas.
Nossa Estação Ferroviária, inaugurada em 1858 tem uma arquitetura linda, recém restaurada, e que também apresenta um grande valor histórico e turístico para nossa cidade.
Se todo este potencial que Japeri possui, fosse bem estudado, planejado e executado com responsabilidade. Sem a menor sombra de dúvida, nossa realidade poderia ser bem diferente. A começar pelo quanto atrairíamos turistas, praticantes destes esportes, que por muitas vezes se deslocam para muito longe, buscando estas atividades, sendo que estamos apenas a 80 km do Rio de Janeiro, temos um dos meios de transporte mais baratos e seguros para se chegar até aqui, que é o trem, também temos duas saídas para a Rodovia Presidente Dutra e também para o Arco Metropolitano, ou seja, local de fácil acesso.
Com a chegada dos turistas, nosso comércio local teria um aquecimento incrível e constante, pois eles precisam de padarias, mercados, lojas de utilidades, pousadas, restaurantes para seu melhor conforto na região. Turismo gera SIM desenvolvimento, emprego e renda. Além do que nossos jovens, além de serem incentivados também a praticarem os esportes na cidade, também poderiam ser capacitados com formação em guias turísticos, hotelaria e para este comércio mais específico, através de programas de jovens aprendizes.
Tudo isso NÃO é sonho ou delírio, até porque o nosso Estado é turístico e arrecada milhões de reais por mês com esta atividade, existem parcerias fantásticas entre o poder público e a iniciativa privada que visam a o desenvolvimento econômico real, gerando qualidade de vida para todos. Com planejamento, vontade de fazer e participação da população temos SIM tudo para nos tornar uma cidade ecoturística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário