
A prática da incineração do lixo urbano, muito comum na maior parte das nossas cidades, geram elementos tóxicos, que podem ser encontrados facilmente nos alimentos que consumimos, na água, solo e até em animais. E que seus efeitos podem causar câncer, diabetes e até distúrbios do desenvolvimento infantil. Saber cuidar de forma consciente do lixo, com certeza irá nos proporcionar qualidade de vida. Porque a cidade limpa, tem muito menos doenças e seus agentes transmissores como ratos, baratas e mosquitos, a população economiza mais, pois gastam muito menos com remédios, a cidade produz mais, atraindo Indústrias e comércio, gerando empregos e renda.
O Brasil é o quarto maior produtor de lixo no mundo e apenas 3% são reciclados. Desta forma a sociedade toda deve ser educada e conscientizada afim de realizar corretamente a coleta seletiva (separação dos lixos orgânicos, plásticos e latas, lixo tóxico e hospitalar), a sua reciclagem e reaproveitamento deste material de maneira sustentável.Algumas cidades têm investido na questão do descarte adequado do lixo e gerado trabalho, renda e melhora na vida das pessoas, pois do lixo podemos produzir adubo e compostagem para a agricultura familiar, biogás, artesanato, e cooperativas de catadores de lixo, que vão trabalhar com um produto extremamente barato e que lhe permitirá sustento.
Fico muito triste, quando vejo em nossa Japeri lixo as margens dos rios, valões e a beira das ruas, muitas vezes encontramos até entulhos e móveis descartados nas esquinas E o quanto isto a torna triste e apta a doenças como a dengue, chikungunya, leptospirose, hepatite B e tantas outras. Por falta de políticas públicas que nos eduquem no descarte correto do lixo, o seu aproveitamento por nossos agricultores, no quanto poderíamos gerar empregos na sua separação e correto reaproveitamento e assim transformar LIXO EM LUXO, as escolas devem entrar também nesta vibe, conscientizando nossos alunos e suas famílias. Porque lixo, quando bem aproveitado e trabalhado gera dinheiro, dignidade e beleza para toda a cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário