Páginas

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Japeri precisa de cursos técnicos para dar oportunidade aos nossos Jovens e estimular o desenvolvimento local

Japeri precisa de cursos técnicos para dar oportunidade aos nossos Jovens e estimular o desenvolvimento local.

Fazer um curso técnico é uma ótima opção para driblar o desemprego e se inserir no mercado de trabalho. É o que revela levantamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) encomendado ao Instituto FSB de Pesquisa. O desemprego afeta mais de 1,3 milhão de pessoas no estado do Rio de Janeiro. Só em julho, quase 3 mil postos de trabalho foram extintos. E o município de Japeri a realidade não é diferente, é preciso investir em formação técnica, para criar oportunidade com profissionais especializados e qualificados para o mercado de trabalho, seja na indústria, serviços ou comércio.
Durante muito tempo, o curso técnico sofreu com um estigma no Brasil. Ele era reservado para os jovens que não conseguiram passar no vestibular ou que não achavam que tinham capacidade para fazer mais. Mas esse pensamento está ultrapassado: hoje, o mercado de trabalho está atrás de mais profissionais técnicos e, muitas vezes, eles podem ganhar mais e ter mais oportunidades do que quem é formado em uma universidade.

Apesar disso, apenas 6% dos jovens brasileiros estão em um Ensino Médio profissionalizante. Isso é problemático porque uma porcentagem pequena de jovens formados no Ensino Médio entra na universidade depois – cerca de 40%. Os outros, além de não entrarem na faculdade, não têm formação alguma quando tentam entrar no mercado de trabalho. E o ensino nas escolas comuns é voltado unicamente para o vestibular, como se o técnico não fosse uma opção.

Enquanto o mercado de trabalho se desenvolve, mais exigente ele fica. Dessa forma, quanto mais sofisticado e arrojado estiver o cenário de empregos, mais ele precisará de profissionais devidamente qualificados.

Para quem quer entrar no mercado de trabalho, a educação técnica é o melhor passaporte para conseguir o primeiro emprego. Para os que já estão no mercado de trabalho, em tempos de crise, quando as empresas demitem, elas optam por eliminar aqueles menos produtivos, então neste caso, quem tem uma formação técnica também tem um diferencial importante. Para aqueles que saíram do mercado de trabalho e querem retornar, o melhor caminho é fazer um curso técnico para agilizar este retorno.

Além disso, como as tecnologias têm avançado, são transversais e as empresas estão investindo cada vez mais em eficiência de gestão, várias profissões técnicas que têm um perfil transversal e que, portanto, têm mais versatilidade e estão em alta. Ou seja, em tempos de crise, uma formação técnica cria oportunidades em diferentes ramos, atendendo também às necessidades das empresas e do mercado.

Assim, de suma necessidade que o nosso Município – JAPERI, ofereça com máxima urgência, essa capacitação profissional, com um Centro de Formação Técnica, oferecendo principalmente aos nossos Jovens, a oportunidade de se qualificarem e assim, conquistarem com mais qualidade, uma posição qualificada do seu primeiro emprego, quer seja em nosso Município ou mesmo em outras cidades.

Vejo também, a necessidade de se valorizar e incentivar os empresários de nossa cidade, para que os mesmos tenham comprometimento em priorizar e oferecer oportunidades aos nossos Munícipes que estejam qualificados e formados, para o seu “primeiro emprego” e também, na questão de nossa Japeri, se tornar um polo atrativo para que novas empresas e empreendimentos se sintam atraídos em se instalar em nosso Município, absorvendo a “Mão de Obra” qualificada e formada, ao invés de darem oportunidades, na sua maioria dos casos, aos profissionais de outras localidades, tendo em vista a ausência desses perfil em nossa cidade.

Com a instalação desse Centro de Formação Profissionalizante, nossa Sociedade e principalmente nossos Jovens que tanto buscam sua qualificação profissional e seu “primeiro emprego”, estariam com certeza, sendo realmente valorizados pela gestão de nossa Cidade e assim, colaborando para o Crescimento e Desenvolvimento de que nossa Japeri tanto precisa.

*#Japeri #EuACREDITO* *#MerecemosSerFELIZ*

Nenhum comentário:

Postar um comentário